14 de abril de 2010

DVDteca dos Descasados: O Passado


A dica de hoje da DVDteca dos Descasados é o filme O Passado, de 2007, com direção de Héctor Babenco, que conta, em seu elenco, com nomes como Gael García Bernal e Paulo Autran. A produção é do Brasil e da Argentina.

O Passado conta a história de um casal, Rímini e Sofia, que está em processo de separação. Os dois jovens se conheceram muito cedo, casaram muito cedo e, depois de 12 anos convivendo juntos, acabam se separando.




Aparentemente, a separação do casal se dá de forma tranquila. Rímini, que trabalha como tradutor, tenta tocar a sua vida tranquilamente, mas a todo momento depara-se com uma pendência que Sofia insiste em sinalizar. O que farão para dividir as fotos acumuladas ao longo dos anos, que viveram juntos? As fotos são a metáfora de uma vida que agora só existe na memória, mas que Sofia insiste em carregar como e apresentar ao ex-marido a todo momento, como se não fosse possível se livrar das lembranças. Sofia vive então sua existência amarrada àquelas antigas fotos, que têm um pouco dela e um pouco de Rímini. Como dividir as lembranças? Este é o fio condutor da trama.

O filme é tenso, justamente por mostrar esta tensão existente entre interesses que já não são os mesmos. As lembranças são fragmentos estáticos e amarelados. Enquanto Rímini foge delas por ir atrás da vida, do movimento, Sofia abraça estes estilhaços como aquilo que lhe resta da relação que já não mais existe.

O Passado é um filme que recomendo por tratar a separação em suas diversas nuances. A história toca em formas distintas de se encarar este processo. Da aparente aceitação à perseguição e desrespeito à individualidade do outro, o filme se escreve. Enquanto um personagem busca sua identidade como indivíduo, o outro personagem nega o direito à esta individualidade. Enquanto um personagem tenta construir o hoje, o outro se agarra às lembranças como única possibilidade de existência. Enfim, o filme sinaliza pontos importantes para quem vive um relacionamento e para quem chegou ao fim de uma relação principalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário