29 de abril de 2010

Sinais de separação



Quando um casal já está mais pra lá do que pra cá, quase cruzando o Cabo da Boa Esperança e quando esta, a esperança, se debate, esperneia, nada "cachorrinho" até finalmente afundar e "glub glub", a separação acontece. Muitos casais preferem ignorar os sinais, mesmo quando eles aparecem no meio de uma plantação de milho, como naquele filme do Mel Gibson. Os sinais geralmente nunca são discretos, mas o ser humano sempre cria mecanismos para não enxergá-los, como amnésia seletiva, problemas cognitivos e cegueira coletiva.

Os sinais de separação à vista sempre são mais evidentes para os outros do que para o próprio casal. Os amigos chegam e reparam que há um estoque de neosaldina pulando dos armários. Os banhos do homem ficam mais compridos e a mulher esquece da depilação. O homem passa horas em frente ao computador e a audiência das novelas aumenta. 

Um casal que perde o interesse no casamento se "embaranga". O homem cultiva uma barriga de chopp, a mulher vive de lenço no cabelo, inspirada nos episódios do Chaves. Honesta foi a Dona Florinda, que já se apresentou ao Professor Girafalez com a cabeça cheia de bobbies, para já deixar claro ao pretendente o que o esperava.

Quando um casal está prestes a se separar, não pedem mais por favor à mesa. O saleiro voa, o feijão passa rosnando de mão em mão e nem obrigado se diz. Ele não a surpreende mais com um Sonho de Valsa, um ramalhete de flores ou um saco de tangerinas. Ela não faz mais para ele o prato preferido ou a sobremesa , que aprendeu no programa da Palmirinha Onofre. Ele joga videogame, ela joga água nele para acordar pela manhã. Dormir de conchinha agora é passado distante. Agora é bunda com bunda, ronco e nem boa noite. Antes assistiam juntinhos A Lagoa Azul, agora assistem "A vida como ela é" e balançam a cabeça, achando o Nelson Rodrigues um dos profetas do apocalipse. Sim, eles agora acreditam no Apocalipse e não haverá fogo, nem anjos esquisitos com cornetas, mas advogados, um juiz carrancudo e papéis a assinar. Nesta hora eles acordam suados, com os pescoços grudentos e gritando de susto! Os sinais  realmente estão todos lá, grandes, indiscretos, visíveis a olho nu, exatamente como naquele filme do Mel Gibson, mas obviamente sem os E.Ts.

Os Descasados

Um comentário:

  1. Vc enda espionando minha residência!!! Foi descrito exatamente a minha convivência com meu marido!! E sempre tento não ver, não perceber, passa batido. Triste isso!!

    ResponderExcluir